Encontro de Líderes pela Aprendizagem fortalece diálogo e políticas públicas na Educação de SP
- thauanmoreira
- 21 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de ago.
Supervisores e dirigentes participaram de quatro dias de debates em Campos do Jordão; programa Bolsa Estágio Ensino Médio já beneficiou mais de 6,7 mil alunos e está com inscrições abertas.

O Encontro de Líderes pela Aprendizagem, realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), reuniu mais de 2 mil supervisores e dirigentes da rede estadual em Campos do Jordão. Durante quatro dias de atividades intensas, o evento promoveu 25 debates temáticos, oficinas pedagógicas e troca de experiências entre gestores da educação pública paulista.

Diálogo e fortalecimento da rede
O encontro buscou alinhar estratégias e aproximar ainda mais os supervisores das escolas estaduais. Para Vanderlete Chiuffa, coordenadora regional da Unidade de São Bernardo do Campo, o evento fortaleceu a atuação dos profissionais:
“Os supervisores estão super engajados e participando ativamente dos diálogos e oficinas. É um ótimo fortalecimento para o trabalho de todos nós na implementação das políticas públicas”, destacou.
Já o professor Claudio Aparecido Guarnieri Alves, supervisor na região Mirante do Paranapanema, ressaltou o impacto prático:
“Foi enriquecedor e ajudou a renovar nossa bagagem para aplicar no dia a dia da escola.”

Foco no Ensino Médio Técnico e no BEEM
Entre os temas centrais, esteve o Ensino Médio Técnico e o programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que já contratou 6.775 estudantes em empresas parceiras. Segundo a subsecretária de Articulação da Rede de Ensino, Bety Tichauer, o objetivo foi reforçar o papel pedagógico do supervisor na rede.
O secretário da Educação, Renato Feder, destacou o desafio de elevar ainda mais a qualidade da educação pública:
“Queremos que cada supervisor seja visto como parceiro estratégico pelos diretores das escolas, alguém que está pronto para ajudar.”
A voz dos estudantes
O encontro também contou com a presença de alunos. Entre eles, Ana Clara Landi Medeiros, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Professor Mário Bulcão Giudice, em Pindamonhangaba, e uma das mestres de cerimônia do evento. Estagiária na área de e-commerce por meio do BEEM, Ana Clara ressaltou o impacto transformador da iniciativa:
“Me ajudou a desbloquear novas portas e caminhos. Foi o melhor emprego que já tive e está me fazendo evoluir como pessoa e profissional.”

Inscrições abertas para o Bolsa Estágio Ensino Médio
A Seduc-SP abriu nova etapa de inscrições para o BEEM. Estudantes da 2ª e 3ª séries do itinerário técnico do Ensino Médio têm até 22 de setembro para se cadastrar. As bolsas variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, de acordo com o curso e a carga horária.
Interessados podem se inscrever pelo site: Cadastro BEEM – CIEE